Subprojeto 3 PROJ-DIG. Meta Física 48 – Desenvolvimento
de ambiente semi-imersivo para projetos colaborativos-participativos.
Equipe Executora:
Fabiano Stange (responsável)
Leandro Brit
Descrição
Desenvolvimento de ambiente semi-imersivo
para atividades de ensino-aprendizagem e treinamento em tarefas no canteiro de
obras utilizando técnicas de realidade virtual.
Este trabalho estuda o desenvolvimento de
um Ambiente Virtual como ferramenta complementar de ensino e treinamento.
Ambiente Virtual (AV) voltado a Realidade
Virtual (RV) desktop (ou de mesa).
Um usuário por vez pode experimentar o
treinamento virtual de uma atividade típica da construção: montagem de uma
fôrma para moldar um pilar em concreto armado.
A escolha deste tipo de RV está no fato:
1. Custo elevado e tempo em construir um ambiente virtual imersivo (CAVE);
2. Uso de bibliotecas de Visualização Científica a RV para facilitar a
criação e programação de treinamentos;
3. Uso de dispositivos de entrada e saída triviais como monitor e mouse;
4. Possibilidade de visualizar análises numéricas durante o treinamento;
Este ambiente virtual pode ser adaptado à
RV imersivas.
Quando usar
Ambientes Virtuais para aprendizagem:
O emprego de um ambiente virtual para a
educação pode ser sugerido quando ocorrem as seguintes situações (Pantelidis,
1998):
1. Quando o ensino ou o treinamento no mundo real oferece um perigo,
incoveniência ou impossibilidade;
2. Um AV irá treinar ou ensinar com a mesma eficiência que no mundo real;
3. A interatividade proporcionada pelo AV pode promover maior motivação;
4. O desenvolvimento de um AV é objeto de importância para a construção da
aprendizagem;
5. vencer algumas barreiras como instrospecção ou dar oportunidades aos
aprendizes com alguma deficiência.
Palavras-chave: Ambiente virtual, Realidade virtual, Ambiente de
Treinamento
Tabela
Atividades
Cronograma Atividades
ATIVIDADE
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INDICADOR FÍSICO DE EXECUÇÃO
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A
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Revisão de funcionalidades para os ambientes participativos
semi-imersivos de projeto
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Tabela de comparação de funcionalidades
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B
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Definição do escopo e requisitos iniciais de ambiente participativo
semi-imersivo para projetos e
realização de provas de conceito (pré-testes)
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Documento com escopo e requisitos iniciais para ambiente participativo
semi-imersivo
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C
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Desenvolvimento do ambiente participativo semi-imersivo
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Protótipo do sistema com relatório de execução e análises
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D
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Execução de testes de uso com usuários e avaliação do ambiente
participativo semi-imersivo com coleta de dados associada.
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Documento descritivo dos testes, análise de resultados e ambiente final produzido
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Cronograma Atividades