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Na UFPR - 3.4 - Desenvolvimento de ambiente semi-imersivo para projetos colaborativos-participativos


Subprojeto 3 PROJ-DIG. Meta Física 48 – Desenvolvimento de ambiente semi-imersivo para projetos colaborativos-participativos.

Equipe Executora:
Fabiano Stange (responsável)
Leandro Brit



Descrição
Desenvolvimento de ambiente semi-imersivo para atividades de ensino-aprendizagem e treinamento em tarefas no canteiro de obras utilizando técnicas de realidade virtual.
Este trabalho estuda o desenvolvimento de um Ambiente Virtual como ferramenta complementar de ensino e treinamento.
Ambiente Virtual (AV) voltado a Realidade Virtual (RV) desktop (ou de mesa).
Um usuário por vez pode experimentar o treinamento virtual de uma atividade típica da construção: montagem de uma fôrma para moldar um pilar em concreto armado.
A escolha deste tipo de RV está no fato:
1.    Custo elevado e tempo em construir um ambiente virtual imersivo (CAVE);
2.    Uso de bibliotecas de Visualização Científica a RV para facilitar a criação e programação de treinamentos;
3.    Uso de dispositivos de entrada e saída triviais como monitor e mouse;
4.    Possibilidade de visualizar análises numéricas durante o treinamento;
Este ambiente virtual pode ser adaptado à RV imersivas.
Quando usar Ambientes Virtuais para aprendizagem:
O emprego de um ambiente virtual para a educação pode ser sugerido quando ocorrem as seguintes situações (Pantelidis, 1998):
1.    Quando o ensino ou o treinamento no mundo real oferece um perigo, incoveniência ou impossibilidade;
2.    Um AV irá treinar ou ensinar com a mesma eficiência que no mundo real;
3.    A interatividade proporcionada pelo AV pode promover maior motivação;
4.    O desenvolvimento de um AV é objeto de importância para a construção da aprendizagem;
5.    vencer algumas barreiras como instrospecção ou dar oportunidades aos aprendizes com alguma deficiência.

Palavras-chave: Ambiente virtual, Realidade virtual, Ambiente de Treinamento

Tabela Atividades


ATIVIDADE
INDICADOR FÍSICO DE EXECUÇÃO
A
Revisão de funcionalidades para os ambientes participativos semi-imersivos de projeto 
Tabela de comparação de funcionalidades
B
Definição do escopo e requisitos iniciais de ambiente participativo semi-imersivo  para projetos e realização de provas de conceito (pré-testes)
Documento com escopo e requisitos iniciais para ambiente participativo semi-imersivo
C
Desenvolvimento do ambiente participativo semi-imersivo
Protótipo do sistema com relatório de execução e análises
D
Execução de testes de uso com usuários e avaliação do ambiente participativo semi-imersivo com coleta de dados associada.
Documento descritivo dos testes, análise de resultados e  ambiente final produzido


Cronograma Atividades





 

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